Notícias e Mídia
-
Debate sobre ensino privado e interferência do poder público
01/09/2014Na segunda-feira, 01/09, o SINEPE/RS promoveu no Hotel Continental, em Porto Alegre, um encontro entre candidatos ao Senado e à Câmara dos Deputados e dirigentes de instituições de ensino privado, para discutir temas importantes para o setor. O evento reuniu 134 dirigentes de instituições de ensino privado de todo o Estado e teve entre os convidados, o deputado federal Onyx Lorenzoni(DEM) e o candidato a senador Lasier Martins (PDT).
Na abertura do evento, o presidente do SINEPE/RS, Bruno Eizerik, apresentou dados sobre a representação do ensino privado no RS e no país. Segundo o dirigente, a educação particular corresponde a 1,7% do PIB brasileiro. No Brasil, mais de 12 milhões de famílias optam pelo ensino privado e o setor agrega 1.308.265 trabalhadores, entre funcionários e professores. No Rio Grande do Sul, 77,2% dos estudantes de Ensino Superior estão na rede privada e na Educação Básica houve crescimento de 20,2% no número de matrículas das escolas particulares entre 2004 e 2013. “Nossas grandes lutas são a garantia do direito constitucional à livre iniciativa privada e a segurança jurídica para realização do nosso trabalho”, destacou Eizerik.
Os candidatos foram questionados sobre o que pensam a respeito das movimentações do poder público para interferir na livre iniciativa privada (como, por exemplo, a criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior – Insaes) e como se posicionam frente à insegurança jurídica vivida pelas instituições filantrópicas. O público também interagiu com perguntas a respeito da inclusão de alunos da rede privada como bolsistas do ProUni, a valorização do curso Normal, entre outros temas.
(Assessorias Onyx Lorenzoni e SINEPE/RS)
Voltar