Notícias e Mídia
-
CPMI da Petrobras: Onyx quer comparar contratos de Cosenza e Paulo Roberto Costa
29/10/2014O deputado Onyx Lorenzoni (Democratas-RS) pediu que fosse enviada à CPMI da Petrobras uma relação nominal com todos os contratos assinados pelo atual diretor de Abastecimento da estatal, José Carlos Cosenza, até a data de hoje. O depoente, que substitui Paulo Roberto Costa no cargo, foi ouvido na sessão desta quarta-feira (29/10) e se comprometeu a enviar o material em até 15 dias.
"Pedi que enviasse os contratos porque isso é importante. Vai nos dar condição de parear o perfil do contrato. Se houve licitação, se tem aditivo, se houve ausência de licitação e por aí vamos ver se o mesmo perfil foi mantido. Se foi mantido, é óbvio que ele estava no esquema. Ficaria comprovado que sua nomeação foi apenas para dar continuidade ao esquema que o Paulo Roberto Costa pilotava. O que é o mais provável", sugeriu Onyx.
Nova CPI
Antes do início do depoimento, o democrata apresentou uma sugestão à presidência de acelerar o andamento da CPI. Ele quer mais oitivas durante a semana e a criação de subrrelatorias."A minha sugestão, acatada pelo presidente, é fazer duas oitivas por semana, além da criação de subrrelatorias, o que aceleraria este processo que é obrigado a ser concluído ainda nessa legislatura. Uma das subrrelatorias poderia ser específica para os contratos, por exemplo", propôs Onyx.
O democrata já aponta a criação de uma nova CPI a partir de fevereiro, fundamentada no relatório a ser produzido na comissão vigente.
"Somos obrigados a cumprir a CPI até o final dessa legislatura. Nosso objetivo é, primeiro, fazer a prorrogação para consolidar tudo o que conseguimos e produzir o relatório para que seja base de uma nova CPI a ser aberta já no início do ano legislativo", explicou.
Onyx argumenta que, diante do volume de material a ser apurado, nem a CPMI, nem a Polícia Federal, ou mesmo o Ministério Público vão conseguir concluir com o trabalho até o final do ano.
Voltar