Notícias e Mídia
-
"A luta dos heróis farroupilhas não foi em vão", diz Onyx
12/09/2017O deputado Onyx Lorenzoni (RS) discursou na sessão solene em homenagem à Revolução Farroupilha e ressaltou que o Rio Grande do Sul saiu vencedor do conflito, já que os ideais que o motivaram não foram derrotados. “O Rio Grande queria transformar o Brasil numa república”, assegurou. “Ali começou a história, que iria ser concluída várias décadas depois, com a proclamação da república e o fim do império”, afirmou.
O parlamentar gaúcho lembrou também que foi lá, na Revolução Farroupilha, que se falou pela primeira vez em libertar os escravos no Brasil. “A própria Constituição da República Rio-Grandense já preconizava isso, de acordo com os ideais que até hoje compõe a bandeira do Rio Grande do Sul: liberdade, igualdade, humanidade”, exaltou.
Onyx traçou paralelo entre o contexto histórico da época e o momento atual do país. “O princípio do respeito ao pacto federativo estava na origem da Revolução Farroupilha”, disse. “Hoje, assim como naquela época, os estados não têm vez nem voz”, apontou. “Assim como na época do império, o governador precisa vir à capital, beijar a mão e pedir à benção do mandatário para que alguma migalha possa chegar aos estados”, criticou.
Segundo ele, a atual crise financeira do estado advém dessa mesa lógica. “Nós já pagamos mais do que o dobro de nossa dívida”, alertou “Ainda assim, para os governantes do poder central, continuamos tão devedores quanto no início do processo”, acrescentou. “Por isso é importante lembrarmos do ideário farroupilha em um país onde a federação é uma mera ficção”, garantiu.
Para concluir, Onyx afirmou: “Iludem-se aqueles que pretendem subjugar o Rio Grande. Ou negar-nos o que por direito nos pertence nessa federação. A parte que nos cabe nunca nos foi dada por favor, mas foi conquistada com sangue na defesa da pátria em nossa fronteira meridional”. Onyx finalizou dizendo que os heróis farroupilhas, ao observar o povo gaúcho, devem orgulhar-se e dizer: “Nossa luta não foi em vão! Ainda vive a alma farroupilha no coração desse povo do sul do mundo”, finalizou.
O conflito se estendeu por 10 anos, entre 1835 e 1845. Período em que o Rio Grande do Sul separou-se do Brasil e fundou a República Rio-grandense. A Semana Farroupilha acontece anualmente do dia 14 a 20 de Setembro, data que marca a proclamação da República Rio-Grandense. (Liderança Democratas)
Voltar